domingo, 10 de junho de 2012

A orca e o golfinho são parentes?

Sim, além disso, as orcas são consideradas golfinhos. Eles pertencema ordem dos cetáceos e possuem características interessantes emuito importantes para sobreviverem ao grande desafio que é o mar.

Uma das semelhanças entre esses dois animais é possuir um crânio e um esqueleto muito forte. Eles têm pulmão, glândulas mamárias e ainda por cima dormem, apesar de muitas pessoas não acreditarem nisso.

A orca é confundida com a baleia, porém um das diferenças entre esses dois grandes animais é seu aparelho bucal: enquanto a baleia possui um tipo de coador que deixa a água passar e prende os pequenos animais que servem de alimentos para elas, a orca possui dentes iguais aos dos golfinhos.

O golfinho e a orca são predadores e possuem um sistema extraordinário de localização que se trata de uma boa audição que permite a eles obter informações de outros animais (geralmente suas presas).

A orca é o segundo mamífero com maior distribuição geográfica (logo após o homem) elaé encontrada em todos os oceanos, ela  é carnívora e se encontra no topo da cadeia alimentar e pode chegar a pesar 9 toneladas.

Os golfinhos,tanbém chamados de delfins, possuem cerca de 37 espécies e entre elas a Delphinus delphis é a mais comum. Ele são ótimos nadadores, podem chegar a 40 km/h e saltar cerca de 5 metros acima do mar. Podem chegar a 30 anos de vida e dão a luz a um filhote de cada vez.

Noely Costa Florindo

3 comentários: